domingo, 14 de setembro de 2003

SoGréia 1

Ô esse menino! Deixe-se de leseira e venha cá, ouvir umas estórias, meu fio!

É isso aí, meu nome é Coronel Yanossauro, e estou aqui, direto do meu minifúndio, o Canadá, pra falar sobre essa praga que assola a vida de qualquer cristão: a sogra.

Por que todo o mundo sabe que sorte quem teve foi Adão, que não teve sogra. Por isso que um amigo meu disse que já sabe como encontrar a mulher ideal: num orfanato! Não que eu tenha algum problema com sogras, longe de mim. Dona Zélia Mentirinha, uma ex-sogra minha, caiu do céu ! Parece que o cabo da vassoura não agüentou o peso da bruaca e partiu-se, coisa assim... e antes dela teve uma que era a cara de uma égua aqui da fazenda. Tanto que ainda hoje a gente a chama de Dona Daianinha, se bem que a égua se irrita com a comparação.

Mas vamos lá, já que toda mulher (infelizmente) um dia vira sogra, e a gente não pode viver sem mulher, vou tirar de minha vasta experiência como genro, e da de meu amigo Taê, atual presidente do MFS (Movimento pelo Fim das Sogras), alguns conselhos úteis para a boa convivência com a sua sogra:

1.Não adianta tentar manter distância, sogra que é sogra sempre encontra uma maneira de infernizar a sua vida. Meu amigo Taê até se mudou de estado pra ver se se livrava, mas foi pior: semana sim, semana não D. Marieta ia passar uns dias lá em Maceió. Na casa dele. Notou como piorou? Às vezes até mesmo essa figura pacata e boa-praça que é o sogro encontra uma maneira de lhe aperrear, como faz o meu, que liga todas as vezes que saio com a patroa, invariavelmente às 2230, só pelo prazer de aperrear. Portanto, compre um bom par de protetores auriculares (R$2,50, em qualquer armazém de obstrução) pra não ouvir o que ela diz, óculos escuros de soldador (pra não vê-la) e siga a sua vida!

2.Nunca, jamais, em tempo algum, pense em matar a bruaca. Imagina só se quando você morrer e for pro inferno o diabo descobrir que foi VOCÊ quem mandou aquilo para atazanar-lhe a vida? Ele vai é querer vingar-se em você de tudo o que a peste fez para aperreá-lo, talvez até fazendo com que você passe o resto da eternidade ao lado dela! Agora vocês sabem por que é que Zélia Mentirinha ainda está viva (infelizmente) lá em Gravatá!

3.Se sua sogra lhe pedir dinheiro emprestado, para ficar de juízo em paz e com as costas sem doer (ô lugarzinho incômodo de se dormir, o tal do sofá), não empreste: dê logo o dinheiro, pois ela não vai pagar mesmo! E nem espere gratidão, pois essa palavra inexiste no dicionário da verdadeira sogra. Por exemplo: a cada vez que eu pagava a feira de Zélia Mentirinha, no dia seguinte ela me fazia uma desfeita, só pra provar seu mal-agradecimento.

Depois eu conto mais, que agora vou descansar na rede, antes de ir tirar o leite!