domingo, 23 de maio de 2004

Eu gosto da minha sogra

Boa tarde! Como estão vocês?
Como infelizmente o nosso amigo Coronel Yanossauro não pôde estar aqui hoje (parece-me que foi fazer uma distribuição de terra pra uns MSTs, sete palmos pra cada), ele pediu-me que viesse fazer-lhes companhia.

Assim como o Coronel, tambem tenho a pecha de odiador de sogras, tendo inclusive sido alçado à categoria de Presidente do MFS (Movimento pelo Fim das Sogras), mas para amenizar um pouco essa impressão, decidi hoje só falar sobre boas sogras e coisas boas que sogras fazem aos seus genros. Como estou falando coisas boas, não há por que alguem se irritar, então pela primeira vez nesta varanda não trocarei os nomes de ninguem. Se não vejamos:

- Começo pela família, minha avó Lourdes que ajudava como podia os genros em má situação financeira, inclusive levando para passar temporadas em sua casa, tratando a todos com o mesmo carinho. Minha avó Tereza, que pararicava o meu pai tanto que ele chegou a chorar tanto em seu enterro quanto no de sua mãe..

- Duas sogras que eu tive, que tornaram-se outras mães de minha vida, D. Marias que, como morava em outra cidade, chegou a arrumar um quarto exclusiva e especialment para mim, para que eu não ficasse em um hotel quando fosse ver a sua filha. D. Conceição que chegou a defender-me de sua filha, em nossas discussões por bobagem.

- D. Antonieta, que atravessa semanalmente Recife de ônibus apenas para passar as roupas do genro que não está podendo pagar uma empregada.

- Sue, que criou a irmã caçula, tornando-se sogra e cunhada ao mesmo tempo. Emprestou dinheiro a perder de vista para o cunhado-genro poder comprar a casa própria.

E tantas outras, esquecidas e misturadas ao resto do joio.

A estas sogras, boas ou que fazem atos de bondade para os seus genros e a todas as outras, fica aqui o meu muito obrigado e minha pequena homenagem. Pois como dizia Sílvio Santos:

"Eu gosto da minha sogra,
Deixe falar quem quiser.
Ela é minha segunda mãe,
Ela é mãe de minha mulher.

Ela trata seus netinhos
com carinho e devoção.
É um anjo de bondade,
mora no meu coração!

Quem condena a sua sogra
Por um motivo qualquer
Esquece que a mãe dele
É sogra de sua mulher!

Neste samba eu exalto
Num elogio profundo
E dedico com carinho
A todas as sogras do mundo."


Muito obrigado e boa tarde!
Cristiano Nogueira